1. O que é um coworking?

Coworking é uma palavra em inglês usada para indicar um espaço de trabalho compartilhado. A idéia é que ao invés de cada empresa alugar ou comprar seu próprio espaço, pequenas empresas compartilhem um só espaço e as despesas de gestão do mesmo. Então, em vez de você ter que alugar uma sala, mobiliar, contratar serviços de secretaria, comprar insumos etc; você compra um plano em um coworking, e o coworking organiza e gerencia todas estas coisas para sua empresa, mediante o pagamento de uma mensalidade ou a compra de um pacote.

2. Que empresas se beneficiam do modelo de coworking?

Todas as empresas podem contratar um espaço de coworking, e utilizar salas, estações de trabalho, salas de reunião. Trata-se uma excelente opção para pequenas empresas e também para grandes e médias empresas que precisam de flexibilidade com relação a seu espaço físico de funcionamento. Se você pretende usar o coworking também como a sede legal da sua empresa, aí é necessário consultar as regras específicas do município e do estado em que sua empresa está localizada. Algumas localidades fazem exigências específicas para algumas indústrias e tipos de negócios.

3. É preciso se comprometer com o coworking a longo prazo?

A maior parte dos coworkings oferece uma variedade de planos e opções. Dependendo das suas necessidades, diferentes planos vão valer a pena:

  • Se seu objetivo é usar o espaço de trabalho de forma eventual, ou se você ainda não tem certeza da frequência com que vai precisar do espaço de trabalho, o melhor é contratar um plano de horas, ou comprar uma diária, e experimentar. Assim, com um investimento baixo, você pode ver se o espaço se adequa a suas necessidades, se você gosta das outras empresas que estão no espaço, se existem oportunidades para impulsionar o seu negócio, e muitos outros critérios que sejam relevantes para você e para seu negócio. Estes planos tem requisitos mais simples, alguns não exigem fidelização.

  • Se você já sabe a frequência com que vai precisar do espaço de trabalho, então, um pacote grande de horas, ou um plano mensal, provavelmente, fazem mais sentido. Se você vai usar muito o espaço, os pacotes oferecem a opção de pagar menos por hora utilizada, gerando economias para sua empresa. Pacotes não exigem fidelização, mas custam um pouco mais; a mensalidade exige uma fidelização, mas o custo individual da hora costuma ser significativamente menor.

  • Se você precisa usar o coworking como sede da sua empresa (se você vai contratar um plano que necessita de um endereço fiscal), então, a maior parte dos coworkings requer o comprometimento por pelo menos um ano. O custo do endereço fiscal costuma ser relativamente baixo, mas é um requisito necessário, já que a Prefeitura ou o Estado esperam encontrar o seu negócio no endereço apontado. Desta forma, é mais seguro para o contratado (o coworking) e o contrante (sua empresa), que haja a responsabilidade de manter o endereço por pelo menos 12 meses.

© 2023 by Colaboragpj

CNPJ: 32.696.612/0001-57  - ENTREGA SERVIÇO

CO-LABORA COWORKING ESCRITORIO VIRTUAL LTDA

Rua Senador Pompeu, 834 sala 415 Cep. 60025-000 – Centro Fortaleza – Ceará

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon